Missa da Bênção das Pastas reúne milhares na Queima das Fitas do Porto 2025 com celebração presidida por D. Manuel Linda

Missa da Bênção das Pastas reúne milhares na Queima das Fitas do Porto 2025 com celebração presidida por D. Manuel Linda

04/05/2025 0 Por Rmetropolitana

Num dos momentos mais emblemáticos da vida académica da cidade, a Missa da Bênção das Pastas reuniu este domingo, no âmbito da Queima das Fitas do Porto 2025, milhares de estudantes finalistas da Academia do Porto e respetivas famílias. A cerimónia foi presidida por D. Manuel Linda, Bispo do Porto, e revestiu-se de grande significado espiritual e emocional, assinalando o final de um ciclo académico e o início de novos caminhos para os jovens formandos.

Com fé, gratidão e esperança, os estudantes e os seus entes queridos viveram uma celebração intensa e simbólica. As palavras de D. Manuel Linda destacaram a importância da perseverança, da responsabilidade social e do uso do conhecimento ao serviço do bem comum, incentivando os finalistas a levarem consigo os valores adquiridos durante o seu percurso académico.

Promovida pela Federação Académica do Porto, a Missa da Bênção das Pastas é um dos pontos altos da Queima das Fitas, festa que se vive com enorme intensidade, tradição e orgulho na cidade invicta. Mais do que uma celebração estudantil, este momento é também uma homenagem aos professores, famílias e instituições que acompanham e moldam a formação dos estudantes.

Que o futuro sorria a cada finalista. Que levem consigo o melhor da grande Academia do Porto e que nunca deixem de acreditar no poder do conhecimento e nesta cidade que vos acolheu”, partilhou um dos participantes, refletindo o espírito vivido nesta cerimónia.

As imagens do dia captam sorrisos, emoções fortes e a união de uma comunidade académica diversa, mas unida na celebração da conquista.

Foto: Diocese do Porto