Meia Maratona do Porto mais inclusiva e com a participação de oito mil atletas  

Meia Maratona do Porto mais inclusiva e com a participação de oito mil atletas  

15/09/2023 0 Por Rmetropolitana

Foi apresentada esta semana a 16.ª edição da Meia Maratona do Porto, uma das mais icónicas corridas de estrada que antecede a grande Maratona do Porto, em novembro. Após as obras de intervenção no tabuleiro inferior da ponte Luís I, a Meia Maratona volta assim “a ter o seu percurso carismático e singular no seu percurso ribeirinho”.

A época das grandes corridas de estrada abre oficialmente na manhã de domingo, dia 17. A prova regressa às origens e volta a cruzar as margens do rio Douro, pela ponte Luís I, unindo dois municípios da Frente Atlântico, Porto e Gaia. A edição deste ano traz muitas novidades. Vão participar atletas paralímpicos e invisuais e, além dos maratonistas nacionais e internacionais de elite, destaque para o regresso à estrada de Domingos Castro.

Este domingo, às 09h00, a Avenida de D. Carlos I (junto ao Passeio Alegre) será o ponto de partida e chegada da corrida de estrada que, este ano, contará com a participação de oito mil atletas. Um número que atesta a relevância “de uma prova com grande prestígio e que contribui para que o Porto se afirme, cada vez mais, como destino não só cultural, patrimonial e turístico, mas também como destino de desportivo de excelência”, concretizou. 

Na 16.ª edição da Meia Maratona vão participar 78 nacionalidades (na edição de 2022, estiveram representados 61 países): 38 da Europa; 16 da América; nove de África; 13 da Ásia e e 2 da Oceânia. 

De referir as presenças de maratonistas como Mike Boit (vencedor da edição 2018) e Evans Sambu (3.º lugar na edição de 2022), ou ainda de Antony Kimtai (Quénia), os espanhóis Juan A. Perez e Eric Domingo Roldán (a título de curiosidade, o atleta detém o recorde do Guiness na Maratona de Valência 2022, a empurrar a mãe em cadeira de rodas). No feminino, as atenções vão estar voltadas para maratonistas como Caroline Chepkemol (Quénia), Enatnesh Tirusew (Etiópia). Portugal estará igualmente bem representado Dulce Félix (S.L. Benfica), Rafaela Fonseca (S.C. Salgueiros) e Daniela Cunha, e na categoria masculina destaque Ricardo Ribas (Team El Comandante), André Silva (Team El Comandante) ou Ricardo Pereira (ACD Jardim da Serra). A corrida contará ainda com as presenças de nomes que marcaram a história do atletismo nacional entre os quais, Domingos Castro, o vice-campeão do mundo, e o irmão, Dionísio Castro, Fernanda Ribeiro, Ezequiel Canário, António Pinto, José Regalo e Paulo Guerra.