Matosinhos hasteou bandeiras de qualidade ambiental na Praia da Agudela

Matosinhos hasteou bandeiras de qualidade ambiental na Praia da Agudela

25/06/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Praia da Agudela, em Lavra, no concelho de Matosinhos, foi palco, na manhã desta quinta-feira, da cerimónia simbólica de hasteamento das bandeiras que assinalam as distinções ambientais atribuídas ao concelho em 2026.

A iniciativa contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, da presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, do vice-presidente da autarquia, Carlos Mouta, e do presidente da Junta de Freguesia de Lavra, João Torres.

Em 2026, Matosinhos reforçou o reconhecimento da qualidade das suas zonas balneares ao conquistar 19 Bandeiras Azuis, mais duas do que no ano anterior. O concelho recebeu ainda 13 galardões “Praia com Qualidade de Ouro”, atribuídos pela Quercus, que distinguem a excelência da qualidade da água balnear.

A Praia da Agudela voltou igualmente a destacar-se a nível nacional ao integrar o grupo restrito de praias portuguesas distinguidas pela associação ambiental ZERO com o galardão “Praia ZERO Poluição”, reconhecimento atribuído às praias que apresentam níveis de qualidade da água excecionais ao longo de várias épocas balneares.

A cerimónia simbolizou o compromisso contínuo do município com a sustentabilidade ambiental, a preservação dos ecossistemas costeiros e a promoção de praias de excelência para residentes e visitantes.

Foto: CM Matosinhos