
Matosinhos: APDL Lança Concurso Público para Remodelação da Ponte Móvel de Leça
02/05/2024A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) deu início, nesta quinta-feira, ao concurso público para a remodelação da ponte móvel de Leixões, em Matosinhos. A empreitada, com um preço base de 4,5 milhões de euros (sem IVA), tem previsão de duração de 14 meses e visa corrigir deficiências identificadas ao longo dos anos.
O projeto de intervenção surge após a detecção de falhas no relatório elaborado pelo Instituto da Ciência em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), as quais têm resultado em várias interrupções da travessia entre Matosinhos e Leça da Palmeira. Entre as deficiências mecânicas destacadas no relatório estão a utilização de apoios flutuantes previstos no projeto inicial e o sistema de acionamento dos tabuleiros, que têm causado problemas recorrentes na ponte móvel.
Segundo o relatório do INEGI, a utilização de apoios flutuantes, como rótulas esféricas montadas em componentes cilíndricos deslizantes, revelou-se ineficaz na prática, sendo apontada como a causa das gripagens recorrentes verificadas nas rótulas da ponte. Além da correção das deficiências estruturais, a APDL planeja a substituição integral da cobertura pedonal, visando a sua proteção anticorrosiva, e a implementação de sensores para antecipar avarias e facilitar o planeamento de intervenções de manutenção.
A empreitada mais abrangente implicará uma nova paragem forçada da ponte móvel, desta vez mais prolongada. Desde a sua inauguração, em 2007, a ponte móvel de Leixões já esteve encerrada mais de meia dúzia de vezes devido a várias avarias.
Foto: DR