Marchas de São João de Gaia regressam à beira-rios este sábado

Marchas de São João de Gaia regressam à beira-rios este sábado

14/06/2023 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A 26.ª edição, das Marchas de São João de Gaia, organizadas pelo Município de Gaia, voltam a animar a beira-rio.

O desfile das instituições participantes ocorre no próximo sábado dia 17 de junho a partir das 21:00 horas, ao longo das avenidas Diogo Leite e Ramos Pinto, até ao Cais de Gaia, onde decorrerão as exibições que serão acompanhadas em Direto pela Rádio Metropolitana Porto através de uma emissão especial.

Depois de um momento musical, a cargo de Teófilo Granja, os Mareantes do Rio Douro farão ecoar os seus bombos, anunciando o início das marchas, espetáculo que será precedido pela entrega dos prémios das Marchas de 2022. Este ano, o evento conta com a participação de instituições de nove freguesias/uniões de freguesia, sendo esta a ordem de exibição:

– Pedroso/Seixezelo: Cooperativa Viver Pedroso/Academia Sénior de Pedroso e Seixezelo;

– Vilar de Andorinho: DanceCreed;

– Canidelo: Rancho Folclórico de Canidelo;

– Madalena: Orfeão da Madalena, Grupo Folclórico da Madalena, Associação de Solidariedade Social da Madalena e Fanfarra Juventude da Madalena;

– Mafamude/Vilar do Paraíso: Centro Recreativo de Mafamude;

– Arcozelo: Academia de Artes de Arcozelo;

– Avintes: Associação Cultural e Musical de Avintes;

– Sandim/Olival/Lever e Crestuma: Grupo Folclórico e Etnográfico Santa Marinha de Crestuma;

– Santa Marinha/São Pedro da Afurada: Tuna Musical de Santa Marinha.

As marchas participantes serão avaliadas de acordo com diversos parâmetros, por um júri composto por: José Manuel Silva e Maria José Santos (letra), Joana Oliveira e Ramiro Lopes (música), Rosa Pinto e Paula Neves (guarda-roupa), Vasco Otero e Cláudia Eiras (coreografia), José Silva e Filipe Rodrigues (cenografia) e José Luís Ribeiro (cronometrista). A entrada é gratuita, condicionada à lotação da bancada C, junto ao Largo de Aljubarrota.

Foto: Paulo Pereira