Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto regressa com resistência contra conservadorismo

Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto regressa com resistência contra conservadorismo

27/06/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto retorna este sábado, anunciou a comissão organizadora, prometendo resistência contra aqueles que promovem uma sociedade conservadora e odiosa.

A 19.ª edição da marcha começa na Praça da República às 15h00 e termina às 19h00 no Largo Amor de Perdição, onde ocorrerá o Arraial + Orgulhoso do Porto até à 01h00 de domingo. Este evento é crucial para a visibilidade de artistas ‘queer’ e de várias associações da cidade.

Sob o lema “De Cravo na Mão, porque somos liberdade e revolução!”, a marcha celebra os 50 anos do 25 de Abril, refletindo sobre as promessas ainda não cumpridas da Revolução dos Cravos.

A organização destaca a necessidade de maior inclusão e representação na construção de uma sociedade mais justa e equitativa, especialmente num contexto de crescente ultraconservadorismo e discriminação em Portugal.

A Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto envolve 22 coletivos e associações que trabalham voluntariamente contra a discriminação. A edição de 2023 foi marcada por divergências com a Câmara do Porto sobre a localização do arraial final, que este ano será no Largo Amor de Perdição.

Foto: DR