Maia recebe prólogo da 86.ª Volta a Portugal em Bicicleta com contrarrelógio individual de 3,4 km

Maia recebe prólogo da 86.ª Volta a Portugal em Bicicleta com contrarrelógio individual de 3,4 km

02/08/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A cidade da Maia será o ponto de partida da 86.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, ao acolher, no próximo dia 6 de agosto, o tradicional prólogo da prova. Trata-se de um contrarrelógio individual de 3,4 quilómetros, totalmente desenhado nas principais artérias da cidade, que determinará o primeiro líder da classificação geral e o primeiro a vestir a simbólica Camisola Amarela.

O concelho da Maia, será assim a única cidade da Área Metropolitana do Porto, a receber este ano, a principal prova velocipédica do nosso país.

Com início marcado para as 14h30, na Avenida Altino Coelho, o primeiro ciclista será lançado ao percurso que passará por vias icónicas da Maia, como a Avenida Luís de Camões, a Avenida D. Manuel II, a Rotunda das Portas da Maia e a Avenida Eurico Thomaz de Lima. O último corredor deverá cruzar a meta por volta das 17h29, instalada na Avenida Luís de Camões.

A edição deste ano contará com a participação de 15 equipas, das quais nove são portuguesas e seis estrangeiras, totalizando mais de uma centena de ciclistas em competição.

Durante a cerimónia oficial de apresentação da prova, realizada em Lisboa, o diretor da Volta, Joaquim Gomes, alertou para a exigência desta edição, que terá uma segunda semana particularmente dura. O encerramento da competição está agendado para o dia 17 de agosto, com um contrarrelógio de 16,7 quilómetros na Praça do Império, em Lisboa.

Com este arranque na Maia, a Volta a Portugal promete emoção desde o primeiro pedal. A cidade prepara-se agora para receber os atletas e o público num ambiente vibrante e de grande festa desportiva com a Rádio Metropolitana Porto a acompanhar, mais uma vez, este grande evento desportivo.

Foto: Podium