Lipor inaugura novo equipamento de reciclagem de biorresíduos na Póvoa de Varzim

Lipor inaugura novo equipamento de reciclagem de biorresíduos na Póvoa de Varzim

05/05/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos do Grande Porto, está prestes a inaugurar um novo equipamento para a reciclagem de biorresíduos na Póvoa de Varzim. Localizado na freguesia de Laúndos, este parque de compostagem receberá resíduos verdes provenientes da recolha seletiva e os transformará em adubo, útil como corretivo agrícola.

Com um investimento de cerca de dois milhões de euros, apoiado por fundos comunitários, esta iniciativa visa contribuir para o cumprimento das metas de preparação para reutilização e reciclagem estabelecidas para 2030, que exigem alcançar 60% do total de resíduos produzidos.

A infraestrutura, pioneira na região, terá capacidade para processar aproximadamente 8.000 toneladas por ano de resíduos verdes e produzir mais de 2.000 toneladas anuais de composto. Além disso, o adubo resultante estará disponível gratuitamente para a população, promovendo a sustentabilidade e a valorização dos resíduos orgânicos.

Foto: Lipor