
Lider Distrital do Porto do Chega alvos de buscas pela Polícia Judiciária
06/06/2023A Polícia Judiciária fez esta terça-feira buscas domiciliárias a Luc Mombito, o auto denominado “faz tudo” do Chega e conselheiro do líder do partido, André Ventura, e a Nuno Pontes, vice-presidente da Distrital do Porto. A operação policial foi feita pela Unidade Nacional de Contraterrorismo da PJ.
A operação é uma consequência da reportagem da SIC sobre o partido e em causa estão crimes de coação, ameaças e atentado à liberdade de imprensa. Nuno Pontes foi detido porque tinha em sua posse uma arma de fogo ilegal.
Os crimes terão sido cometidos através das redes sociais. Um dos alvos foi o jornalista da SIC, Pedro Coelho, autor da reportagem “A Grande Ilusão: o ódio saiu do armário”. “Recebi ameaças e ofensas. Muitas anónimas, outras identificadas. e a maioria, de facto, vieram desses dois dirigentes”, explica o jornalista que na altura foi contactado pelo International Press Institute a quem confirmou as ameaças. “O Luc Mombito ameaçou-me e insultou-me, o Nuno Pontes disse-me que se fosse ao Porto ele estaria lá “à espera” de mim”. Esta organização internacional fez um comunicado e na sequência disso o Ministério Público abriu um processo.
Uma fonte da PJ confirma que a operação decorre de uma “queixa-crime”.