Isabel Pires de Lima será a nova presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves

Isabel Pires de Lima será a nova presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves

02/01/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A ex-ministra da Cultura Isabel Pires de Lima será a próxima presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, sucedendo a Ana Pinho, anunciou a instituição.

Em comunicado, a Fundação de Serralves informou que, de acordo com os seus estatutos, Isabel Pires de Lima foi eleita presidente por voto secreto e maioria absoluta pelos membros do conselho de administração.

Isabel Pires de Lima, professora universitária e figura política de destaque, foi nomeada para o conselho de administração de Serralves em 2015, como um dos dois representantes do Estado, juntamente com José Pacheco Pereira, durante o mandato do então ministro João Soares. A ex-ministra da Cultura, que ocupou o cargo entre 2005 e 2008 no Governo de José Sócrates, também foi deputada entre 1999 e 2009.

De acordo com os estatutos da fundação, o presidente pode exercer até três mandatos consecutivos, independentemente do tempo de funções anteriores como vogal ou vice-presidente. Isabel Pires de Lima, que ocupava a vice-presidência da fundação, também fazia parte da comissão executiva, juntamente com Ana Pinho e Manuel Ferreira da Silva.

A antiga ministra foi um dos principais defensores da Fundação de Serralves quando a administração da instituição foi alvo de críticas, nomeadamente quanto ao tratamento de prestadores de serviços e ao ambiente laboral na fundação. Em 2021, durante uma audição no Parlamento, Pires de Lima expressou o seu orgulho em fazer parte do conselho de administração, destacando a importância do seu trabalho na instituição.

Em relação ao desempenho da Fundação de Serralves, a presidente cessante, Ana Pinho, anunciou que a instituição espera encerrar o ano de 2024 com cerca de 1,24 milhões de visitantes, superando os 1,1 milhões alcançados em 2023. Durante a apresentação do plano de atividades para 2025, Ana Pinho apresentou dados que mostravam que, entre 2016 e 2024, a fundação recebeu 7,3 milhões de visitantes, em comparação com 3,9 milhões entre 2007 e 2015, evidenciando o crescimento e sucesso da instituição nos últimos anos.

foto: DR