Incêndio em Gondomar volta a reacender e mobiliza quase uma centena de operacionais

Incêndio em Gondomar volta a reacender e mobiliza quase uma centena de operacionais

23/07/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O incêndio que deflagrou na tarde de quarta-feira numa zona de mato e floresta da freguesia da Lomba, no concelho de Gondomar, voltou a registar um reacendimento durante a madrugada desta quinta-feira, obrigando à continuidade das operações de combate.

De acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto, o fogo tinha sido considerado dominado pelas 20h10 de quarta-feira. No entanto, um foco de incêndio voltou a surgir numa zona de difícil acesso, exigindo nova intervenção dos bombeiros.

Às 07h00, encontravam-se no local 99 operacionais, apoiados por 28 veículos, enquanto os meios aéreos foram mobilizados para ajudar a consolidar o combate e evitar novos reacendimentos.

O incêndio teve início cerca das 15h30 de quarta-feira e atingiu maioritariamente uma área florestal. Até ao momento, não há registo de vítimas nem de danos em habitações.

Apesar da proximidade de algumas povoações, as chamas nunca colocaram em perigo direto as zonas habitadas, permitindo que os trabalhos se concentrassem essencialmente na consolidação do perímetro do incêndio e na extinção dos focos ativos.

Foto: DR