
Incêndio destrói pavilhão de empresa de reciclagem em Santo Tirso e afeta zona industrial
26/04/2025Um incêndio destruiu na madrugada desta quinta-feira dois pavilhões de uma empresa de reciclagem na zona industrial de Santo Tirso, no distrito do Porto, deixando o edifício sem condições de laboração. O fogo, que começou por volta das 5h00, foi dado como estando em fase de resolução às 9h00, segundo informações da Proteção Civil.
De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, Vítor Pinto, o incêndio consumiu uma nave industrial com grande quantidade de material inflamável, como plásticos e têxteis compactados, provocando o colapso do telhado e das paredes laterais. Apesar da intensidade das chamas, os bombeiros conseguiram evitar que o fogo se alastrasse à segunda nave da mesma empresa.
A violência do incêndio obrigou à criação de um perímetro de segurança, afetando a atividade de duas empresas vizinhas e levando ao corte de eletricidade na zona, que inclui cerca de 10 indústrias e algumas habitações.
Pelas 10h45, a E-Redes já estava a repor gradualmente a eletricidade com o apoio de um gerador de grande capacidade, instalado para garantir a redundância energética nas indústrias mais próximas. “Penso que nos próximos 30 minutos a última parte será restabelecida”, disse Vítor Pinto à agência Lusa.
A necessidade de desligar o posto de transformação junto ao local do incêndio dificultou a situação, mas os trabalhos de consolidação do rescaldo prosseguem com o apoio de 57 operacionais e 27 veículos, incluindo bombeiros, PSP e proteção civil.
O comandante acredita que o fogo terá começado horas antes do alerta, uma vez que, quando os bombeiros chegaram, o edifício já estava totalmente tomado pelas chamas. A origem do incêndio ainda não foi determinada, mas não há registo de vítimas.
Foto: BV Santo Tirso