Hospital de Santo Tirso mantém gestão pública até às legislativas

Hospital de Santo Tirso mantém gestão pública até às legislativas

16/03/2025 0 Por Rmetropolitana

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, garantiu este domingo que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assegurou que a transferência da gestão do Hospital de Santo Tirso para a misericórdia local não acontecerá antes das eleições legislativas de 18 de maio.

A informação foi transmitida durante uma reunião na sexta-feira, onde a ministra revelou que um estudo sobre a viabilidade da transferência está em curso e só deverá estar concluído após as eleições.

Durante uma marcha de protesto contra a saída do hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Alberto Costa afirmou que, caso o próximo governo seja do PSD, a decisão deverá avançar. Já o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, garantiu ao autarca que reverterá a medida caso seja eleito primeiro-ministro.

Representantes sindicais alertaram para os impactos da mudança na carreira dos profissionais de saúde, apontando para possíveis deslocações de trabalhadores e alterações nas condições laborais. O Movimento de Utentes do Hospital de Santo Tirso manifestou esperança de que o processo possa ser revertido com a queda do atual governo.

A manifestação reuniu cerca de 150 pessoas e percorreu o trajeto entre a Câmara Municipal e o hospital.

Foto: SCM Santo Tirso