
Histórico: Final da Taça AF Porto Será o Primeiro Jogo Distrital com VAR
03/05/2024A final da Taça AF Porto da temporada 2023/24 promete fazer história ao introduzir o recurso do Videoárbitro (VAR) pela primeira vez numa competição distrital. Confirmado pelo presidente da AF Porto, José Manuel Neves, numa conferência de imprensa realizada na tarde de sexta-feira (03/05), este avanço tecnológico será implementado no Estádio Dr. Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia.
Esta inovação representa um marco significativo no futebol distrital, já que o VAR ainda não tinha sido utilizado neste nível. É importante salientar que a Associação de Futebol do Porto já tinha sido pioneira na implementação do VAR numa competição de futsal, em agosto.
“É a primeira vez em Portugal que um jogo de uma competição distrital contará com VAR. E não é por acaso que escolhemos a final da Taça para esta estreia. Este é um jogo especial de uma competição que temos trabalhado arduamente para credibilizar. Quero agradecer à estrutura da Federação Portuguesa de Futebol, em especial ao seu Conselho de Arbitragem, representado pelo seu Presidente José Fontelas Gomes, e também a Hugo Freitas, da área da tecnologia, pelo apoio na realização deste feito”, afirmou José Manuel Neves.
A final da Taça AF Porto está agendada para o próximo domingo, 05 de maio, às 16h00, e será disputada entre o SC Coimbrões e o Aliança FC Gandra.
O árbitro designado para dirigir esta partida histórica é Gustavo Correia, de 32 anos, que terá como assistentes André Dias e André Costa, enquanto Viviana Sousa será a quarta árbitra.
Fábio Melo atuará como VAR, com a assistência de Carlos Campos. Além disso, destacam-se mais duas mulheres na equipa: Eva Sá Carneiro e Ana Oliveira, que desempenharão funções de auxiliares aos bancos.
Foto: AF Porto