“Há Fado na Freguesia” no Centro de Convívio de Reformados do Porto

“Há Fado na Freguesia” no Centro de Convívio de Reformados do Porto

14/09/2022 0 Por Rmetropolitana

(Texto de Mariana Oliveira)

Ocorreu hoje, dia 14 de setembro, novamente um espetáculo da iniciativa “Há Fado na Freguesia”, realizada com o intuito de “levar o fado a pessoas que não tenham mobilidade ou condições financeiras” e ainda “proporcionar também a oportunidade a quem quiser cantar o fado”, segundo José Flávio Martins.

Os músicos Francisco Seabra, na guitarra portuguesa, Carlos Coelho, na viola de fado e voz e o promotor do evento José Flávio Martins na viola baixo e voz atuaram durante cerca de 1 hora. Os utentes do Centro de Convívio de Reformados do Porto, que, de acordo com o Presidente, são cerca de 60, acompanharam o espetáculo com aplausos e a cantar. Estes pagam um valor simbólico de dois euros por mês.

“Eu tenho a função de tirar as pessoas idosas de casa para conviverem, não estarem na solidão”, declara o Presidente do Centro de Convívio de Reformados do Porto.

O Centro foi alvo de obras devido à pandemia da covid-19, medidas como colocar mais janelas foram necessárias para obter uma maior ventilação e o espaço se tornar mais seguro. O presidente garantiu que foram 3 anos de mandato complicados, por ter ocorrido na altura da pandemia e que não pensa recandidatar-se depois do último ano.

O próximo espetáculo a decorrer da iniciativa “Há Fado na Freguesia” será no dia 21 de setembro, pelas 16 horas, na Adega dos Grilos, Sé.