Grupo de jovens de Oliveira de Azeméis retido em Roma regressa a Portugal após gastar quase 20 mil euros

Grupo de jovens de Oliveira de Azeméis retido em Roma regressa a Portugal após gastar quase 20 mil euros

01/05/2025 0 Por Rmetropolitana

Um grupo de 39 jovens e seis adultos de Oliveira de Azeméis, que ficou retido em Roma devido aos constrangimentos aéreos causados pelo apagão elétrico da passada segunda-feira, regressou esta quarta-feira à noite a Portugal. A viagem de regresso, marcada por dificuldades e custos inesperados que rondam os 20 mil euros, foi organizada com o apoio da paróquia local e da Câmara Municipal.

Segundo Hélder Ramos, porta-voz do grupo, os 45 viajantes — a maioria adolescentes entre os 13 e os 15 anos — chegaram à fronteira portuguesa de Vilar Formoso por volta das 21h00 e deviam estar de regresso a Oliveira de Azeméis antes da meia-noite. Apesar do cansaço, todos se encontravam bem e de “boa disposição”. Contudo, Hélder Ramos não poupou críticas à Embaixada de Portugal em Itália, referindo que o apoio prestado foi “zero”.

A viagem de regresso envolveu dois voos de Roma para Madrid, separados por algumas horas, e uma viagem de autocarro a partir da capital espanhola, serviço assegurado por uma empresa espanhola após recusas de operadores portugueses devido ao feriado de 1 de maio. Os custos foram assumidos pela autarquia de Oliveira de Azeméis.

A situação resultou da falha elétrica generalizada que afetou a Península Ibérica e partes de França na segunda-feira, causando o encerramento de aeroportos, interrupções nas telecomunicações e graves perturbações nos transportes. O grupo tinha participado no “Jubileu dos Adolescentes”, um evento católico em Roma, mas ficou impedido de embarcar no voo de regresso da Wizz Air, que apenas ofereceu alternativas para 6 de maio sem cobrir custos adicionais de estadia.

A crise revelou falhas na resposta consular e na preparação face a situações de emergência, deixando dezenas de jovens e famílias portuguesas sem apoio institucional no estrangeiro.

Foto: DR