
Novas greves no setor ferroviário vão durar até final de abril
28/03/2023(Texto de Daniel Pinho)
Vário sindicatos do setor ferroviário, iniciam novas greves nos serviços da IP e CP que vão durar até ao fim do próximo mês.
A greve arrancou hoje com um “apagão de protesto”, uma paralisação dos serviços das 10 às 11 horas. Segundo comunicado dos sindicatos, até 4 de abril haverá greve na IP das 0 às 2 horas e até 30 de abril, a greve cumpre-se na IP e na CP desde a oitava hora de serviço.
Acrescentam ainda que entre hoje e o fim de abril “na CP, os trabalhadores cujo seu período normal de trabalho abranja mais de três horas durante o período compreendido entre as 0 horas e as 5 horas, entrarão em greve a partir da sétima hora de serviço” e entre 10 e 30 de abril, na IP, “os trabalhadores cujo seu período normal de trabalho abranja mais de três horas durante o período compreendido entre as 0 horas e as 5 horas, entrarão em greve a partir da sétima hora de serviço”.
Torna-se exceção o dia 6 de abril, em que a greve será de 24 horas, de acordo com os sindicatos “caso não sejam decretados serviços mínimos, não se prevê a realização de comboios em Portugal”.
A esta greve, o Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) acusa a CP de “atitude autista e de desconsideração”.