
Greve no Global Media Group afeta chegada dos jornais às bancas, DN e O Jogo não estiveram disponíveis e TSF parou a tarnsmissão
11/01/2024Os jornais Jornal de Notícias, Diário de Notícias e O Jogo não estarão disponíveis nas bancas nesta quinta-feira, devido a 24 horas de greve dos trabalhadores do Global Media Group (GMG). A paralisação foi motivada por salários em atraso e a ameaça de despedimentos coletivos.
Enquanto isso, a rádio TSF, que também integra o GMG, retomou as transmissões à meia-noite de quinta-feira, após um dia sem atividades.
A greve foi convocada pelos sindicatos dos jornalistas, trabalhadores das indústrias transformadoras, energia e atividades do ambiente do Norte, e trabalhadores de telecomunicações e comunicação audiovisual. Os protestos visam exigir o pagamento dos salários de dezembro e do subsídio de Natal, em meio à anunciada reestruturação e rescisões propostas pela Comissão Executiva do GMG para evitar a falência do grupo.
Por outro lado, a Amnistia Internacional – Portugal expressou na quarta-feira sua preocupação com a fragilidade da imprensa no país, considerando-a um “sinal claro da instabilidade” da democracia. O movimento internacional destacou os desafios financeiros enfrentados pela imprensa em Portugal, sublinhando a importância vital desse setor para a democracia.