Gondomar promove encontro intergeracional com iniciativa “Caldo de Nabos”
19/10/2026Atividade reuniu crianças, jovens e seniores em oficinas de canto e dança, terminando com uma degustação gastronómica, no âmbito do programa INATEL Longevidade+.
A iniciativa “Caldo de Nabos” juntou diferentes gerações no dia 16 de outubro, na Rua Manuel Alves Vieira, em Gondomar, com o objetivo de promover o envelhecimento ativo, o convívio e a participação da população sénior na comunidade.
Organizado pela Associação Social Recreativa Cultural Bem Fazer Vai Avante, em parceria com a Fundação INATEL e o Município de Gondomar, o encontro integrou o programa INATEL Longevidade+, que aposta na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com 55 ou mais anos em situação de vulnerabilidade.
Ao longo da iniciativa, crianças, jovens e seniores participaram em oficinas de canto e dança, num ambiente de partilha de experiências e interação entre gerações. O encontro terminou com uma degustação de caldo de nabos, valorizando também a gastronomia tradicional.
Integrada no Eixo I do programa INATEL Longevidade+, a atividade procurou sensibilizar a comunidade para a importância da autonomia, da saúde e do bem-estar da população mais velha, incentivando estilos de vida ativos e saudáveis.
Promovido pela Fundação INATEL e financiado pelo programa Pessoas 2030, o INATEL Longevidade+ desenvolve atividades culturais, recreativas e de sensibilização destinadas a reforçar a participação social e a combater o isolamento da população sénior.
A iniciativa de Gondomar insere-se num conjunto de ações locais que procuram aproximar gerações, fortalecer os laços comunitários e criar oportunidades de participação ativa na vida da comunidade.
Foto: DR



