
Galeria Municipal do Porto Ingura Ciclo Expositivo com Três Novas Mostras
24/10/2024A Galeria Municipal do Porto (GMP) inaugura no próximo sábado um novo ciclo expositivo, apresentando três mostras em simultâneo, destacando os trabalhos dos artistas Jonathan Uliel Saldanha, Vivian Caccuri e Rita Caldo.
A exposição “Superfície Desordem”, com curadoria de João Laia, é a primeira grande individual de Jonathan Uliel Saldanha na cidade. Neste projeto, o piso zero da GMP transforma-se num “ambiente imersivo controlado por inteligência artificial”, que integra luz, som e elementos escultóricos. A obra explora tensões contemporâneas entre humanos e máquinas, o colapso ecológico e os fluxos de capital, manifestando-se em energias apocalípticas.
No primeiro piso, a exposição “Febre da Selva Elétrica” marca a estreia em Portugal da artista brasileira Vivian Caccuri, com curadoria de Bernardo de Souza. Esta mostra apresenta composições sonoras que desafiam a percepção do quotidiano, explorando o som como forma de comunicação entre espécies e expressão cultural. A exposição reúne obras anteriores e criações inéditas, refletindo mais de uma década de pesquisa estética e política da artista.
O ciclo expositivo também inaugura um novo espaço, localizado no piso -1 da GMP, destinado a artistas em estreia institucional. A primeira exposição a ocupar este espaço é “Assim no céu como na terra”, da artista portuense Rita Caldo, com curadoria de Patrícia Coelho. Esta mostra convida o público a explorar um microcosmo labiríntico onde diversas personagens habitam narrativas fantásticas e não lineares.
As três exposições estarão disponíveis para visitação gratuita até 16 de fevereiro (“Superfície Desordem”), 23 de fevereiro (“Febre da Selva Elétrica”) e 2 de março (“Assim no céu como na terra”) de 2025.
Foto: DR