
Gaia Dá Início à Capital Nacional da Juventude 2025 com Concerto de Ivandro
10/03/2025Foi dado oficialmente o pontapé de saída para a Capital Nacional da Juventude 2025 em Gaia.
O evento inaugural teve lugar no Cais de Gaia, perante uma plateia cheia, e contou com um concerto eletrizante do artista Ivandro, marcando o início de um ano que promete ser memorável no que toca a políticas dedicadas à juventude.
Durante a cerimónia, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, sublinhou a importância deste título como resultado de um percurso marcado pela inclusão e pela criatividade.
“Acima de tudo, trata-se do corolário de um trajeto que não deixou ninguém para trás e se destacou pela inclusão e criatividade”, afirmou o autarca, reforçando o compromisso do município com os jovens.
Antes do concerto, os embaixadores da ‘Gaia Capital Nacional da Juventude’ entregaram a Eduardo Vítor Rodrigues a placa simbólica alusiva ao título. Foi também anunciado que, em breve, será divulgada toda a programação do ano, assim como uma apresentação mais detalhada da equipa de embaixadores, que terá um papel essencial na dinamização das atividades.
O vereador da Juventude, Elísio Pinto, destacou a importância de começar as celebrações em clima de festa, enaltecendo o papel fundamental dos jovens de Gaia na conquista deste galardão.
“Nada como começar em festa, prestando um verdadeiro tributo aos grandes responsáveis por este galardão – as juventudes de Gaia. Porque cada pequeno contributo foi determinante para a obtenção deste histórico galardão que, acima de tudo, define que o caminho a seguir representará um legado e um decisivo património imaterial”, afirmou.
Para dar vida a este título, a Divisão de Juventude anunciou que irá promover um programa regular de atividades, com destaque para um grande evento todos os meses, garantindo uma agenda diversificada e inclusiva ao longo de todo o ano de 2025.
Com um início tão promissor, as expectativas para a Capital Nacional da Juventude 2025 estão mais altas do que nunca, prometendo um ano cheio de inovação, participação cívica e oportunidades para os jovens de Gaia.
Notícia desenvolvida por Mariana Mesquita
Foto C.M. Vila Nova de Gaia