FMUP suspende professor após queixas de alunas por importunação nas redes sociais
25/10/2025A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) suspendeu preventivamente um professor depois de receber queixas de alunas que o acusam de importunação através das redes sociais.
Em comunicado, a direção da FMUP informou que a medida tem caráter imediato e visa “garantir o apuramento integral dos factos” antes de qualquer decisão definitiva.
O docente em causa rejeita as acusações, alegando ser vítima de roubo de identidade. “Nunca assediei ninguém, pessoalmente ou por meios digitais. Irei apresentar participação às autoridades competentes”, afirmou.
As estudantes que apresentaram a queixa dizem ter sido seguidas pelo professor nas redes sociais, alvo de “likes” em fotografias privadas e mensagens consideradas inoportunas. Afirmam ainda que existem relatos semelhantes noutras faculdades e que várias mulheres terão recebido mensagens idênticas.
A FMUP sublinha que todas as denúncias de comportamentos inapropriados são tratadas “com a máxima seriedade e rigor” e reafirma a condenação de qualquer forma de assédio, discriminação ou intimidação, assegurando apoio às pessoas envolvidas durante o processo.
Foto: DR



