Fiscalização na Póvoa de Varzim leva a apreensão de 176 quilos de pescado ilegal junto ao Porto de Pesca
20/08/2026A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR, em articulação com a PSP e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, apreendeu esta quinta-feira, 20 de agosto, 176 quilos de pescado durante uma operação de fiscalização realizada junto ao Porto de Pesca.
A ação incidiu sobre três viaturas de mercadorias e teve como objetivo verificar o cumprimento das regras aplicáveis à pesca profissional, nomeadamente no que diz respeito ao regime de primeira venda e à rastreabilidade do pescado.
Numa das viaturas fiscalizadas foram encontrados 176 quilos de peixe, tendo sido levantados dois autos de contraordenação. As infrações estão relacionadas com o exercício de venda ambulante e com a falta de rastreabilidade do pescado.
Esta foi a terceira operação de fiscalização realizada durante este mês na Póvoa de Varzim. Na semana passada, as autoridades já tinham apreendido cerca de 50 quilos de sardinha e faneca por falta de condições higiossanitárias. O pescado apreendido nessa operação foi posteriormente entregue ao Zoo de Santo Inácio.
O Município da Póvoa de Varzim considera que a fiscalização é essencial para garantir condições de concorrência justas entre os profissionais do setor e evitar que quem cumpre a legislação seja prejudicado por operadores que atuam à margem das regras.
As operações pretendem também contribuir para a proteção da saúde pública e para a sustentabilidade da atividade piscatória.
A autarquia adianta que as ações de fiscalização destinadas a detetar irregularidades na venda não autorizada de pescado vão continuar.
Foto


