
Fenómeno traz poeiras do Norte de África e afeta qualidade do ar em Portugal Continental
18/06/2025Começou esta quarta-feira um fenómeno meteorológico que traz para Portugal Continental uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, transportando poeiras em suspensão. Esta situação deverá afetar o país durante o dia de hoje e possivelmente nos dias seguintes.
Este fenómeno resulta num aumento das partículas inaláveis de origem natural no ar, provocando uma redução da qualidade do ar no continente. A Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta que esta condição pode ter efeitos na saúde, sobretudo em grupos mais sensíveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardiovasculares.
De forma preventiva, a DGS deixa as seguintes recomendações:
- A população em geral deve evitar esforços prolongados e limitar a atividade física ao ar livre, além de evitar a exposição a fatores de risco como o fumo do tabaco e produtos irritantes.
- Crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios crónicos (como asma) ou doenças cardiovasculares devem, sempre que possível, permanecer no interior dos edifícios, preferencialmente com as janelas fechadas, além de seguir as orientações para a população em geral.
- Os doentes crónicos devem manter a medicação prescrita regularmente.
- Em caso de agravamento dos sintomas, deve-se contactar a Linha Saúde 24, pelo número 808 24 24 24, ou dirigir-se a um serviço de saúde.
A Direção-Geral da Saúde reforça a importância destes cuidados para minimizar os efeitos deste fenómeno natural na saúde da população.
Foto: DR