Feira Medieval de Matosinhos Recria Casamento Histórico e Aumenta Duração para Seis Dias

Feira Medieval de Matosinhos Recria Casamento Histórico e Aumenta Duração para Seis Dias

09/09/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A feira medieval de Matosinhos, intitulada “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, começa nesta terça-feira e, este ano, contará com mais um dia de programação, totalizando seis dias de eventos. Um dos momentos altos será a recriação do casamento entre D. Fernando e D. Leonor Teles, um matrimónio que desencadeou a crise de 1383-1385. O evento será recriado no domingo, às 16h30, no encerramento da feira, com um grande desfile de guerreiros, nobres e clérigos, conforme anunciou a autarquia de Matosinhos no seu site oficial.

Além desta encenação histórica, a feira, que se realizará em Leça do Balio até domingo, proporcionará aos visitantes uma imersão no trabalho de artesãos, ao vivo, e na recriação de lendas medievais. O público também poderá explorar as tradicionais tabernas, com petiscos, bebidas e doces conventuais, bem como assistir a espetáculos de fogo, malabarismo, aves de rapina, dança e música.

Outro ponto de interesse será a visita guiada à Igreja e ao Mosteiro de Leça do Balio, cuja reabilitação foi projetada pelo arquiteto Siza Vieira. Este mosteiro, no século XII, foi a primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, conhecidos como “hospitalários”, que desempenharam um papel crucial no apoio a peregrinos no Caminho de Santiago.

Figuras históricas, como D. Afonso Henriques, D. Sancho I, a rainha Santa Mafalda e D. Nuno Álvares Pereira, também passaram pelo Mosteiro de Leça do Balio a caminho de Compostela, destacando a relevância deste local no contexto da peregrinação medieval.

Foto: CM Matosinhos