Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores Alerta para Escassez de Profissionais em Zonas Balneares

Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores Alerta para Escassez de Profissionais em Zonas Balneares

08/06/2024 0 Por Rmetropolitana

A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS) expressou preocupação quanto à insuficiência de vigilantes para garantir a segurança em todas as zonas balneares do país. Segundo informações recolhidas pelo Jornal de Notícias (JN), a FEPONS estima ser necessário cerca de 6200 nadadores salvadores para vigiar 1500 concessões, 700 piscinas e centenas de praias fluviais.

Atualmente, conforme dados da Autoridade Marítima Nacional, existem 5669 profissionais certificados, indicando uma carência de aproximadamente 530 nadadores salvadores. A falta de disponibilidade de alguns profissionais no início da época balnear agrava a situação, forçando os restantes a cobrir as ausências dos colegas. Esta sobrecarga de trabalho resulta em jornadas prolongadas e desmotiva o retorno dos nadadores-salvadores nos anos subsequentes.

Este ano, a presença de nadadores-salvadores estrangeiros pode ser crucial para o início da época balnear em Portugal. Em declarações ao JN, Alexandre Tadeia, presidente da FEPONS, afirmou que a única solução sustentável para a falta de profissionais é a implementação de incentivos à profissão por parte do Governo. Essa medida, prevista há nove anos, ainda não foi concretizada.

Durante o primeiro mês da atual época balnear, a Autoridade Marítima Nacional registou 26 salvamentos e 149 ações de primeiros socorros nas praias portuguesas, além de uma vítima mortal. Esses números ressaltam a importância de uma vigilância adequada para garantir a segurança dos banhistas.

Foto: DR