FC Porto Garante Presença na Final da Taça de Portugal ao Vencer o Vitória de Guimarães por 3-1

FC Porto Garante Presença na Final da Taça de Portugal ao Vencer o Vitória de Guimarães por 3-1

17/04/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O FC Porto conquistou uma vitória decisiva sobre o Vitória de Guimarães nesta quarta-feira, com um resultado final de 3-1, garantindo assim a sua presença na final da Taça de Portugal, onde enfrentará o Sporting.

Após dois jogos sem vitória, o treinador Sérgio Conceição realizou seis alterações em relação ao empate anterior contra o Famalicão: Cláudio Ramos, João Mário, Pepe, Alan Varela, Galeno e Taremi substituíram Diogo Costa, Jorge Sánchez, Zé Pedro, Marko Grujic, Iván Jaime e Evanilson, respetivamente.

Mesmo com uma vantagem mínima do jogo anterior no Estádio D. Afonso Henriques, os Dragões estavam determinados a assegurar um lugar na final da “Prova Rainha” do futebol português, mas sofreram um contratempo nos primeiros momentos.

Aos 59 segundos de jogo, a equipa do Vitória de Guimarães marcou, igualando a eliminatória. Num lançamento lateral executado por Jota Silva do lado direito, Jorge Fernandes ganhou a disputa de cabeça a Wendell ao primeiro poste, permitindo que Nélson Oliveira antecipasse Pepe na pequena área e Afonso Freitas desviasse a bola para o fundo da baliza, silenciando assim as bancadas do Estádio do Dragão numa noite de primavera.

No entanto, os Dragões não se deixaram abater e partiram em busca do golo.

Aos 22 minutos, Francisco Conceição foi derrubado por Charles dentro da área do Vitória de Guimarães. Após uma breve continuação do jogo, o árbitro Artur Soares Dias interrompeu para consultar o VAR e acabou por assinalar grande penalidade a favor da equipa da casa.

Mehdi Taremi, de regresso à titularidade, foi o encarregado de converter a penalidade e não desperdiçou a oportunidade, com um remate rasteiro para o canto esquerdo da baliza, apesar da tentativa do guarda-redes adversário de adivinhar o lado.

Antes do intervalo, aos 45+5 minutos, o FC Porto virou o jogo a seu favor. Francisco Conceição, que esteve envolvido no lance do primeiro golo, combinou com João Mário pelo lado direito e finalizou com um remate de pé esquerdo junto ao segundo poste.

No segundo tempo, o ritmo do jogo permaneceu intenso e os Dragões ampliaram a vantagem aos 75 minutos.

Romário Baró recuperou a bola e fez um excelente passe para Pepê, que, com apenas Charles pela frente, marcou o terceiro golo para o FC Porto.

Na final da Taça de Portugal, marcada para 26 de maio, o FC Porto, detentor de 19 troféus na competição, enfrentará o Sporting, que eliminou o Benfica na outra meia-final.