FC Porto eliminado do Mundial de Clubes: saiu como pior representante europeu

FC Porto eliminado do Mundial de Clubes: saiu como pior representante europeu

24/06/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O FC Porto foi eliminado na segunda-feira do Mundial de Clubes de futebol, após empatar a quatro golos com o Al Ahly, no último jogo do Grupo A disputado em East Rutherford, nos Estados Unidos. A equipa orientada por Martín Anselmi terminou a prova como a pior das 12 equipas europeias presentes.

No jogo decisivo, Rodrigo Mora (23’), William Gomes (50’), Samu (53’) e Pepê (89’) marcaram pelos “dragões”, enquanto o avançado palestiniano Wessam Abou Ali brilhou pelo Al Ahly, assinando um hat-trick aos 15’, 45+2’ (penálti) e 51’. Mohamed Ali Ben Romdhane completou a conta egípcia aos 64’. O jogo foi intenso e caótico, com o FC Porto a nunca ter estado na liderança do marcador, sofrendo desvantagens sucessivas (1-0, 2-1, 3-2 e 4-3).

Com um percurso de um empate 0-0 frente ao Palmeiras e uma derrota 2-1 contra o Inter Miami, o FC Porto somou dois pontos, terminando em terceiro lugar no grupo, à frente do Al Ahly, mas atrás dos dois primeiros classificados — Palmeiras e Inter Miami, ambos com cinco pontos.

A equipa do argentino Martín Anselmi, que assumiu o comando técnico em janeiro, terminou a prova sem qualquer vitória e com o melhor ataque do grupo (cinco golos). O desempenho ficou aquém das expectativas, refletindo-se nas críticas recebidas à chegada do regresso a Portugal.

No outro jogo do Grupo A, Palmeiras e Inter Miami empataram a dois golos no Hard Rock Stadium, garantindo a passagem aos oitavos de final. O Inter Miami chegou a estar a ganhar por 2-0, com golos do argentino Tadeo Allende e do uruguaio Luis Suárez, mas foi alcançado no final pelos brasileiros, graças a tentos de Paulinho e Maurício.

No Grupo B, Paris Saint-Germain, campeão europeu em título, e Botafogo seguiram para a fase seguinte. O PSG venceu o Seattle Sounders por 2-0, com golos do georgiano Khvicha Kvaratskhelia (desvio involuntário de Vitinha) e do marroquino Hakimi. Já o Botafogo perdeu por 1-0 contra o Atlético de Madrid, que acabou eliminado, devido à derrota pesada frente ao PSG.

Foto: Telemarkt