Estudantes sem bolsa com dificuldade a encontrar alojamento no Porto

Estudantes sem bolsa com dificuldade a encontrar alojamento no Porto

04/03/2024 0 Por Rmetropolitana

(Texto de Mariana Carrilho)

Os estudantes universitários, sobretudo os que provêm de famílias de classe média sem acesso à bolsa, têm cada vez mais dificuldades em encontrar alojamentos de preços acessíveis.

De acordo com o Observatório do Alojamento Estudantil, na cidade do Porto, um quarto custa, em média, 400 euros por mês.

Segundo o presidente da FAP, Francisco Fernandes, esta situação “é incomportável para uma família de classe média”. Referiu ainda que o custo dos alojamentos está a afetar não só os alunos mais carenciados e bolseiros, como também os que, apesar de não reunirem os requisitos para receber bolsa, não têm os recursos monetários para aguentar os preços dos quartos.

Este caso pode desencadear duas situações diferentes: o abandono da universidade ou deslocações diárias, de forma a continuar a estudar.

O presidente da FAP afirmou que “os números de estudantes que já consideraram abandonar o ensino superior teimam em não baixar”. Os dados do portal Inforcursos revelaram uma subida no Porto na percentagem de alunos que abandonaram os estudos no final do primeiro ano de curso em 2021/2022, relativamente aos anos anteriores.

Existe uma outra opção para os alunos que, apesar de sem recursos monetários suficientes, intencionam permanecer no curso: longas viagens diárias desde a casa onde vivem com os pais até à faculdade.

Francisco Fernandes retratou a situação pelas seguintes palavras: “há estudantes a levantarem-se às 05:00 para terem aulas às 08:00, estudantes que vivem para lá de Braga e de Penafiel”. Explicou ainda que estes alunos “têm de levantar-se muito cedo e chegar a casa muito tarde para poderem continuar a estudar no ensino superior”, o que “é particularmente difícil e desgastante”.

Tanto o presidente da FAP como a presidente da FAL consideram que o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior é insuficiente, destacando a falta de apoios dados não só a bolseiros, mas a todos os estudantes, de forma a arranjarem alojamento.

Foto: DR FAP