
Espinho e Matosinhos com mais bandeiras azuis este ano nas praias
27/04/2023Este ano, as praias das Pedras da Agudela e Boa Nova, em Matosinhos e Seca, em Espinho vão hastear pela primeira vez a bandeira azul.
Por todas as regiões do País, à exceção do Norte, houve saídas na lista divulgada esta quinta feira. O Norte do país conta com 87 praias com o galardão da segurança e sustentabilidade ambiental, das quais 77 costeiras e dez fluviais. São mais cinco do que no ano passado.
Márcia Vieira, da Coordenação Nacional da Bandeira Azul, salienta o sucessivo aumento de galardões no país ao longo dos anos. No ano passado foram mais 32 em relação a 2021 e este ano mais uma, o que se justifica pelo “trabalho dos municípios que estão conscientes de que os banhistas procuram cada vez mais estas praias pela sua excelência e segurança”.
O Programa Bandeira Azul tem este ano como tema a geodiversidade, não só no meio aquático como no areal. “Sabes onde estendes a toalha?” é o slogan este ano, sobre o qual os promotores, autarquias, são desafiados a conhecer e trabalhar a geodiversidade das suas praias, incentivados a investigar a sua formação, a divulgar e promover os Geosítios, e sobretudo a perceber como é fundamental respeitá-los e preservá-los.
A lista de bandeiras azuis é completada com 17 marinas e 21 embarcações de recreio. Na base da atribuição do galardão está a análise a diferentes critérios de avaliação. São estes a informação e educação ambiental, a excelente qualidade da água, a gestão da limpeza do areal e equipamentos, como instalações sanitárias ou a promoção de meios de transporte público para a praia e a segurança e serviços, como rampas para pessoas com mobilidade reduzida e nadadores salvadores nas praias.