
Enfermeiros de todo o país estão em greve
18/11/2022Os enfermeiros começam esta quinta-feira uma greve de quatro dias, convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, para exigirem a contagem de pontos nas suas carreiras e a paridade com os licenciados da Administração Pública.
O Sindicato anunciou, na passada quarta-feira, que a greve que se inicia esta quinta-feira deve-se à “discriminação negativa” dos enfermeiros.
As paralisações agendadas entre as 8h e as 00h dos dias 17,18, 22 e 23 de novembro estão cruzadas com a greve da Função Pública agendada para a próxima sexta-feira.
José Carlos Martins, presidente sindical, afirmou à agência Lusa que o Governo e o Ministério da Saúde “discriminam” os salários dos enfermeiros “ao terem uma remuneração inferior aos outros licenciados da função pública”.
No entanto, o sindicato assegurou que os serviços mínimos vão ser cumpridos.
A adesão à greve de enfermeiros é de 70 por cento. O número foi avançado pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. Os enfermeiros iniciaram hoje uma greve de quatro dias para exigir a contagem de pontos nas carreiras e a paridade com os licenciados da Administração Pública.O sindicato diz que os serviços mínimos estão garantidos mas a paralisação afetou consultas, análises e cirurgias em todo o país.