
Eduardo Souto Moura assina projetos das estações de alta velocidade e da nova ponte sobre o Douro
19/10/2024O renomado arquiteto Eduardo Souto Moura é o autor dos projetos das estações de alta velocidade ferroviária de Porto Campanhã e de Gaia, assim como da nova ponte sobre o rio Douro, que unirá as duas margens do rio. A nova ponte será uma obra conjunta com o engenheiro Armando Rito, responsável pela parte da engenharia. A informação foi confirmada pelo consórcio LusoLav, responsável pela execução da primeira fase da linha de alta velocidade Porto-Lisboa.
Souto Moura, vencedor do Prémio Pritzker em 2011, desenvolveu o projeto de requalificação da estação de Campanhã, no Porto, e da nova estação subterrânea de Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia. A nova ponte rodoferroviária, que terá dois tabuleiros – um para a alta velocidade ferroviária e outro para a circulação rodoviária, ciclável e pedonal – será também da autoria de Souto Moura, enquanto a parte estrutural ficará a cargo de Armando Rito.
A apresentação das obras foi realizada no dia 10 de outubro, durante a adjudicação da primeira Parceria Público-Privada (PPP) para a alta velocidade Lisboa-Porto ao consórcio LusoLav, composto por várias empresas de construção, incluindo Mota-Engil, Teixeira Duarte, Casais e outras.
A nova estação de Campanhã, que está prevista para ser concluída até 2030, será um edifício imponente com uma estrutura que funcionará “como uma ponte” sobre as linhas ferroviárias, facilitando o acesso aos serviços de alta velocidade. De acordo com o plano, o projeto prevê a demolição da torre do relógio existente, garantindo um acesso direto à Passagem Superior Pedonal (PSP) e reorganizando o átrio de entrada, que será totalmente liberado das atuais bilheteiras da CP.
Já a estação de Gaia será requalificada com uma “grande praça” junto à estação de metro D. João II, e terá ligação direta à futura Linha Rubi, à Linha Amarela e a um novo terminal de autocarros. O projeto prevê também a construção de um edifício de 12 pisos para escritórios, que ficará localizado na zona norte, e um bloco de 8 pisos na área sul da estação, onde será feito o acesso ao Átrio de Passageiros Sul.
A nova ponte sobre o Douro será uma infraestrutura moderna e funcional. O tabuleiro superior, destinado à alta velocidade ferroviária, terá 1.181,5 metros de extensão, enquanto o tabuleiro inferior, para a circulação rodoviária e pedonal, terá 677,5 metros. A estrutura metálica do tabuleiro inferior permitirá reduzir o peso da ponte, mantendo uma estética mais transparente.
O projeto da nova linha de alta velocidade, que ligará Porto a Lisboa, está previsto para estar concluído até 2030, com a primeira fase, entre Porto e Soure, já em desenvolvimento. A segunda fase da linha (Soure-Carregado) deverá ser finalizada em 2032, permitindo a ligação direta a Lisboa através da Linha do Norte. A ligação do Porto a Vigo, em Espanha, também está planeada para 2032, com estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença.
Este ambicioso projeto de modernização ferroviária, que inclui investimentos na ordem dos sete a oito mil milhões de euros, visa transformar a rede de transportes e melhorar a conectividade entre Portugal e Espanha, aumentando a mobilidade e a competitividade do país.
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