
Domingo é Dia do Vizinho no Museu e Bibliotecas do Porto
09/10/2024Este domingo, 13 de outubro, o Museu e Bibliotecas do Porto celebra o Dia do Vizinho, uma ocasião em que vizinhos e comunidades se reúnem para transformar estes espaços em suas casas. A programação deste ano é totalmente gratuita e decorrerá no Ateliê António Carneiro e na Biblioteca de Autores Portuenses, na Escola Secundária Alexandre Herculano.
Periodicamente, um dos espaços do Museu e Bibliotecas abre-se para uma festa comunitária, oferecendo uma programação intensiva e cocriada com a população local, convidando todos a usar e a experimentar estes locais de forma significativa.
Programação Diversificada
As atividades começam às 10h30 no auditório da Escola Alexandre Herculano, com o espetáculo infantil “Os Gambozinos cantam autores do Porto”. Simultaneamente, arranca a iniciativa “Entrevizinhos”, um percurso pedonal entre o Museu Militar do Porto e o Ateliê António Carneiro, que traça a história do Cerco do Porto.
Ainda durante a manhã, a escola receberá a apresentação do livro “Sílvio Herdeiro do Cravo”, de Francisco Duarte Mangas, incluindo a leitura de um aluno da Escola Básica do Campo 24 de Agosto. Os visitantes terão também a oportunidade de realizar uma visita guiada à renovada escola, classificada como monumento de interesse público desde 1916.
Para as famílias, a oficina “Na pista do símbolo” permitirá desvendar mistérios por detrás das pinturas da exposição no Ateliê António Carneiro, enquanto a Hora do Conto apresentará “Histórias de autores portuenses” no claustro da escola.
Percursos e Diálogos
Ao final da manhã, Miguel Branco conduzirá uma visita à exposição no Ateliê António Carneiro, intitulado “Dois tempos em diálogo”. Laura Castro também fará uma visita, abordando a história da edificação e ocupação do ateliê, acompanhada por poesia de poetas contemporâneos do Porto.
O ciclo de diálogos “Olhares Lugares” promoverá uma discussão sobre a transformação do noroeste litoral português e suas implicações, focando nas marinhas do pintor António Carneiro. Haverá ainda mais um percurso pedonal “Entrevizinhos”, explorando obras de artistas, designers e arquitetos.
Encerramento Musical
O Dia do Vizinho culminará no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, onde o Trio Douro da Orquestra Filarmónica Portuguesa interpretará obras de Beethoven, Brahms e Piazolla.
Durante todo o dia, os Urban Sketchers Portugal Norte estarão presentes, desenhando in situ e capturando a identidade do local. Na parte da tarde, a Cooperativa Frenesim apresentará a “Loopstation”, criando labirintos, castelos e monstros gigantes feitos de música e imaginação, ao ar livre no jardim do Ateliê António Carneiro.
Este evento promete ser uma celebração vibrante da comunidade e uma oportunidade de fortalecer laços entre vizinhos, destacando a importância da cultura e da arte no nosso cotidiano.
Foto: CM Porto