
Dois homens detidos no Aeroporto do Porto por tentativa de embarque com passaportes falsos
12/02/2025Na segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025, dois homens, refugiados de 30 e 40 anos, foram detidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP) no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, quando tentavam embarcar para o Reino Unido utilizando passaportes falsificados.
De acordo com a PSP, os indivíduos passaram inicialmente pelo controlo fronteiriço com documentos de viagem para refugiados legítimos, emitidos pela Grécia, e possuíam bilhetes de avião com destino à Turquia.
No entanto, já na área internacional do aeroporto, dirigiram-se à porta de embarque para um voo com destino a Londres, apresentando bilhetes de avião e passaportes supostamente emitidos pela Finlândia e Dinamarca.
As autoridades identificaram que os passaportes apresentados eram falsos, devido à ausência de vários elementos de segurança característicos desses documentos. Os detidos foram presentes à autoridade judiciária competente para aplicação das medidas legais adequadas.
Este incidente destaca a contínua vigilância das autoridades aeroportuárias na prevenção de tentativas de viagem com documentação fraudulenta.
Noticia reproduzida por: Catarina Pais