
Diretor desportivo de clube de Santa Maria da Feira suspenso após suspeitas de corrupção desportiva
10/03/2023Daniel Batista, diretor desportivo da ADC Lobão, foi suspenso de funções diretivas na ADC Lobão e proibido de contactar com elementos do clube, depois de ser presente, na manhã de quinta-feira, ao tribunal de instrução Criminal da Feira, pela suspeita do crime de corrupção desportiva.
O dirigente da ADC Lobão foi detido pela Polícia Judiciária do Porto, na quarta-feira, na sequência de uma investigação de uma denúncia de tentativa de corrupção desportiva no jogo entre a UD Mansores e a ADC Lobão, na última jornada da fase regular do campeonato SABSEG, a contar para a principal divisão distrital de Aveiro. Alegadamente, este dirigente terá oferecido o equivalente ao ordenado de cada um dos atletas da equipa adversária para que facilitassem a vitória da formação feirense.
De acordo com o comunicado da PJ, a detenção do dirigente ocorreu com base num “inquérito titulado pelo Ministério Público – DIAP de Santa Maria da Feira”, a operação policial deu “cumprimento de mandados de busca e detenção, no âmbito de investigação de corrupção na atividade desportiva”.
Segundo a PJ, “foram executados diversos mandados de busca que visaram residências dos suspeitos e uma sede de clube de futebol local”.
Recorde-se que o presidente da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), Neves Coelho, revelou na ocasião que aquela instituição havia recebido uma participação da UD Mansores, tendo a AFA emitido “um esclarecimento através de um comunicado oficial”.
Por sua vez, a presidente da Direção da UD Mansores, Daniela Tavares, assegurou que o processo já estaria nas mãos da Polícia Judiciária e que transmitira “toda a informação que podia e que lhe foi permitido” à AFA.
Na última jornada do Campeonato Sabseg, a AD Lobão foi a Mansores vencer os locais e passou à fase de apuramento do campeão, enquanto o SC Espinho perdeu em Fiães e foi para a série de manutenção descida, separado por apenas três pontos do seu adversário direto.