Depressão Óscar a caminho. Porto sob alerta amarelo.

Depressão Óscar a caminho. Porto sob alerta amarelo.

07/06/2023 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou alerta amarelo para nove distritos de Portugal continental devido à aproximação da depressão Óscar. Porto, Aveiro, Braga, Viana do Castelo, Coimbra, Viseu, Guarda, Leiria e Castelo Branco serão afetados entre as 12h00 e as 21h00 desta quinta-feira.

Depois de ter deixado a ilha da Madeira em aviso vermelho “devido à chuva intensa que provocou inundações e derrocadas”, a depressão Óscar aproxima-se de Portugal continental com a previsão de aguaceiros fortes e trovoada.

“A depressão vai-se deslocando lentamente e aproximar-se do continente. Amanhã [quinta-feira] será a posição mais perto do continente. Ela nunca chega a atravessar e ao aproximar-se do território desloca-se para norte. No entanto, influencia-nos sempre pela proximidade, daí esta instabilidade com precipitação e possibilidade de trovoada”, afirma Cristina Simões, meteorologista do IPMA, em declarações à agência Lusa, de acordo com a notícia avançada pelo Porto Canal.