
Depressão Martinho. Mau tempo perdura em Portugal continental até sábado
21/03/2025A depressão Martinho continua a afetar Portugal continental, com chuva, vento forte e agitação marítima até sábado. Quase todo o país esteve sob aviso amarelo esta sexta-feira, com registo de 28 desalojados e seis feridos.
Os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga mantêm aviso amarelo até às 6h de sábado, devido à previsão de aguaceiros fortes, granizo e trovoadas. O vento poderá atingir rajadas de 80 km/h em várias regiões, com alerta até ao meio-dia de sábado.
A agitação marítima levou ao aviso laranja no Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga entre a madrugada de sábado e domingo, passando depois a amarelo. Em Faro, Setúbal e Beja, o aviso laranja estende-se até às 6h de domingo.
Desde o início da intempérie, registaram-se mais de 8.600 ocorrências, principalmente quedas de árvores e inundações. A Grande Lisboa foi a zona mais afetada, com rajadas que chegaram aos 169 km/h no Cabo da Roca e 100 km/h na cidade. Setúbal, Porto e Coimbra também sofreram danos significativos.
Loures ativou o Plano de Emergência Municipal para responder aos estragos, alocando um milhão de euros para intervenções urgentes. Há preocupação com a subida dos caudais dos rios Tejo, Mondego e Guadiana.
Segundo o IPMA, o tempo começará a melhorar gradualmente a partir de sábado, embora a chuva possa persistir no domingo. O primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que todas as medidas preventivas foram tomadas e que agora será avaliado o impacto da tempestade.
Milhares de pessoas continuam sem eletricidade devido ao mau tempo.
Foto: Artigo Canva
Noticia reproduzida por: Carolina Barroso