Construção do Campo Municipal de Campanhã começa a 21 de outubro

Construção do Campo Municipal de Campanhã começa a 21 de outubro

17/10/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Câmara Municipal do Porto recebeu luz verde do Tribunal de Contas e vai iniciar, no próximo dia 21 de outubro, a construção do Campo Municipal de Campanhã, uma obra aguardada pela comunidade local e pelo Clube Desportivo de Portugal, que utilizará o espaço como sua nova casa. O projeto, adjudicado por cerca de 4,2 milhões de euros, está a cargo da GO Porto e segue o programa proposto pela Ágora – Cultura e Desporto do Porto.

Com uma área de 17 mil metros quadrados, localizada entre a Rua de Justino Teixeira e as piscinas municipais, o novo campo será adequado para jogos oficiais, contando com relva sintética, sistema de rega automática e várias infraestruturas de apoio. O projeto, desenvolvido pelo atelier Mota&Pestana Arquitetos, inclui edifícios como balneários para atletas e árbitros, salas de primeiros socorros, um posto médico, salas técnicas, serviços de bilheteira, uma cafetaria e uma bancada coberta com capacidade para 488 espectadores, com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

O Campo Municipal de Campanhã terá também um foco nas soluções ambientais, com a instalação de mais de 100 painéis fotovoltaicos e a criação de um rain garden, que permitirá a recolha das águas pluviais. Além disso, o espaço contará com áreas verdes e ajardinadas, incluindo a plantação de cerca de 70 árvores.

Esta obra é vista como uma resposta à promessa feita ao Clube Desportivo de Portugal, após a demolição do antigo campo Ruy Navega para a construção do Terminal Intermodal de Campanhã. A empreitada deverá estar concluída em abril de 2026, e incluirá ainda um novo arruamento, 32 lugares de estacionamento e um acesso pedonal, melhorando a circulação na zona.

A nova infraestrutura desportiva será um ponto de referência para a comunidade de Campanhã e o desporto local.

Foto: DR