
Conselho Municipal de Juventude de Gondomar Debate Políticas para Interessar os Jovens
24/06/2024No passado sábado, dia 22, o Conselho Municipal de Juventude de Gondomar (CMJG) reuniu-se para debater as políticas de juventude do Município. A reunião trimestral, realizada na Biblioteca Municipal de Gondomar, contou com a participação de diversas associações juvenis, juventudes partidárias, associações de estudantes e partidos políticos, além de várias entidades relacionadas com a juventude e a educação.
Entre os temas abordados na reunião, destacou-se o questionário de auscultação para a Estratégia Municipal da Juventude 1.0 – Gondomar Youth. Este questionário tem como objetivo recolher opiniões e sugestões dos jovens para moldar futuras políticas e iniciativas do município.
Outro ponto importante foi a eleição do representante para o Conselho Municipal de Educação, que terá a responsabilidade de defender os interesses dos jovens de Gondomar nas discussões sobre políticas educacionais.
Além disso, foi apresentada a iniciativa Lamp 08 Gondomar, parte dos Laboratórios de Inovação em Políticas Públicas de Juventude da Área Metropolitana do Porto. Esta iniciativa visa fomentar a inovação e a participação ativa dos jovens na formulação de políticas públicas, promovendo um ambiente de colaboração e criatividade.
O presidente do CMJG destacou a importância da participação dos jovens nestes debates, reforçando que as políticas de juventude devem ser construídas com a contribuição ativa daqueles que serão diretamente impactados por elas. A próxima reunião trimestral do Conselho está marcada para o início do próximo trimestre, dando continuidade ao diálogo e ao desenvolvimento de estratégias para envolver e interessar a juventude de Gondomar.
Foto: CM Gondomar