Combustíveis poderão descer até 20 cêntimos por litro na próxima semana

Combustíveis poderão descer até 20 cêntimos por litro na próxima semana

16/06/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Os preços dos combustíveis em Portugal poderão registar uma descida significativa já na próxima semana, podendo chegar aos 20 cêntimos por litro, segundo estimativas da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC).

De acordo com a associação, a manutenção do preço do petróleo em torno dos 80 dólares por barril poderá traduzir-se numa redução entre 15 e 20 cêntimos por litro nos combustíveis, embora o cenário mais provável aponte para uma descida próxima dos 15 cêntimos.

A ANAREC sublinha, no entanto, que o impacto da evolução do preço do crude no valor final pago pelos consumidores depende de vários fatores adicionais, nomeadamente custos associados à refinação, aditivos e outros componentes do processo de produção, que também têm registado variações relevantes.

A associação refere ainda que só após a consolidação das previsões dos mercados será possível determinar com maior precisão o efeito da atual tendência de descida do petróleo nos preços praticados nos postos de abastecimento.

A evolução recente do mercado petrolífero está associada à forte queda registada esta segunda-feira, na sequência do anúncio de um acordo entre os Estados Unidos e o Irão para o fim do conflito no Médio Oriente. O Brent, referência internacional, recuou 4,9%, para 83,05 dólares por barril, enquanto o West Texas Intermediate caiu 5,4%, para 80,30 dólares.

Na última semana, ambos os indicadores acumulam uma descida de cerca de 10 dólares por barril, refletindo a volatilidade dos mercados energéticos e abrindo perspetivas para uma eventual descida dos preços nos combustíveis em Portugal.

Foto: DR