
Casa Madureira: Outro Ícone da Baixa do Porto que Vai Encerrar
04/06/2024Após a notícia de que a Mercearia do Bolhão, a mercearia mais antiga do Porto, encerrará no fim do mês, a Baixa da cidade perde mais um estabelecimento histórico. A Casa Madureira, localizada na Rua das Carmelitas, também fechará as portas ainda este verão, após 80 anos de atividade.
António Madureira, o proprietário de 81 anos, revelou ao “Jornal de Negócios” que, em agosto, a loja de têxteis já não estará aberta. A Casa Madureira foi vendida a um grupo espanhol, que recentemente adquiriu outro imóvel na Rua de Santa Catarina. O futuro do espaço ainda é incerto.
O trespasse dos três pisos da loja deve-se à falta de sucessores para continuar o negócio familiar. Fundada em 1944, a Casa Madureira tem sido um ponto de referência para a compra de têxteis para o lar, como mantas, tapetes, toalhas, panos, aventais e lençóis. Apesar do acordo de venda, o proprietário menciona que continuam a surgir interessados em adquirir o espaço.
Este encerramento representa uma perda significativa para o património comercial e cultural da Baixa do Porto, sublinhando as mudanças em curso na paisagem urbana da cidade.
Fotografia: Shop in Porto/ Gabriel Palmieri