
Câmara do Porto denuncia comerciante do Bolhão por ofensas
08/05/2024A Câmara do Porto apresentou uma queixa contra a presidente da associação Bolha de Água e comerciante de uma loja no Mercado do Bolhão por “comportamento difamatório, ofensivo e desrespeitoso” em relação à autarquia, funcionários e representantes.
Desde a celebração do contrato de arrendamento da loja em fevereiro de 2022, a comerciante Helena Ferreira tem mantido um comportamento difamatório e ofensivo, segundo a queixa apresentada pela autarquia.
Apesar dos esforços da câmara para manter uma relação cordial, a comerciante não demonstrou predisposição ou abertura, conforme alega o município.
A queixa também aponta uma série de emails enviados pela comerciante em tom acusatório, levantando questões sobre o funcionamento do Mercado do Bolhão e da empresa municipal GO Porto, responsável pela gestão.
A comerciante é acusada de constantemente colocar em causa a competência e o funcionamento dos departamentos da autarquia, numa tentativa de os rotular como incompetentes.
Segundo a câmara, a comerciante enviou em média três a quatro emails por dia, incluindo fins de semana e fora do horário de trabalho.
A autarquia considera que pode estar em causa o crime de ofensa a pessoa coletiva e solicita ao Ministério Público que abra um inquérito para apurar o caso.
Esta queixa junta-se a outras duas apresentadas pela GO Porto contra a comerciante.
Helena Ferreira, por sua vez, também apresentou três queixas-crime, duas por difamação e outra por ameaça e abuso de poder, todas enviadas para o DIAP do Porto.
Em resposta, a comerciante indica que a queixa mostra a relação da governação com a crítica e com a verdade, destacando a necessidade de resolver as deficiências do projeto do Mercado do Bolhão.
Foto: DR