
Câmara de Matosinhos Lança Concurso para Construção da Linha de Metrobus
09/12/2024A Câmara Municipal de Matosinhos lançou um concurso público, publicado esta segunda-feira no Diário da República, para a construção de uma linha de metrobus, com um investimento total de 23 milhões de euros. A empreitada, que terá um prazo de execução de 14 meses, busca candidatos que deverão apresentar as suas propostas até 4 de fevereiro de 2025.
O metrobus ligará o Mercado Municipal de Matosinhos à estação dos Verdes, na Maia, numa extensão de 10 quilómetros com 11 estações, informou a autarquia. O trajeto será percorrido em 25 minutos, com partidas de 15 em 15 minutos nas horas de ponta. Cada veículo terá capacidade para transportar até 160 passageiros.
O percurso inclui paragens no Senhor de Matosinhos, Exponor, Rua Veloso Salgado, MarShopping, Jomar, OPO City, Avenida Mário Brito, Aeroporto, Botica e Estação dos Verdes. Sete destas 11 estações terão ligação direta a redes de metro ou autocarro, ampliando a acessibilidade e conectividade com a rede de transportes do Porto.
Este projeto abrange os municípios de Matosinhos e da Maia e será financiado integralmente pelo Fundo para uma Transição Justa. A autarquia, liderada por Luísa Salgueiro, sublinhou que a iniciativa responde às necessidades de mobilidade sustentável, promovendo maior interconexão e eficiência no transporte público da região.
A criação do metrobus está associada à desativação da refinaria da Galp em Leça da Palmeira e simboliza, segundo a autarquia, “um passo significativo na direção de uma infraestrutura de transporte mais sustentável e eficiente”, contribuindo para um futuro mais verde e interligado.
Foto: DR