Calor prolonga aviso amarelo em nove distritos

Calor prolonga aviso amarelo em nove distritos

20/09/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O IPMA prolongou até às 19h00 de segunda-feira o aviso amarelo devido ao calor em nove distritos do continente, entre os quais Porto, Braga, Viana do Castelo e Aveiro.

A previsão aponta para temperaturas máximas acima dos 30 graus em grande parte do território, podendo chegar aos 38 graus no Alentejo e Vale do Tejo. As noites também deverão ser mais quentes, com mínimas que podem não baixar dos 20 graus em algumas regiões.

O episódio de calor deverá prolongar-se nos próximos dias e poderá dar origem a uma onda de calor em grande parte do país.

O aumento das temperaturas está também a elevar o risco de incêndio rural. Norte, Centro, Alto Alentejo e Algarve apresentam níveis de perigo muito elevado a máximo, levando as autoridades a reforçar os alertas para queimas, queimadas e trabalhos agrícolas.

Foto: DR