Aviso Vermelho para Bragança, Vila Real e Guarda até Sábado devido ao Calor Intenso

Aviso Vermelho para Bragança, Vila Real e Guarda até Sábado devido ao Calor Intenso

09/08/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Os distritos de Bragança, Vila Real e Guarda estarão sob aviso vermelho, o mais elevado na escala do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido ao calor extremo, até às 18:00 de sábado. Após esse horário, o alerta será reduzido para laranja, permanecendo em vigor durante o fim de semana.

Além destes distritos, Viseu e Castelo Branco também estão sob aviso laranja até ao final da tarde de sábado. O restante território continental, à exceção de Lisboa, Leiria e Faro, que escapam aos avisos, está sob alerta amarelo devido ao calor.

O aviso vermelho é emitido em situações de risco meteorológico extremo, o laranja quando o risco é moderado a elevado, e o amarelo indica risco para atividades específicas.

Para hoje, espera-se uma subida significativa da temperatura máxima, particularmente no litoral das regiões Norte e Centro, com uma ligeira descida no sotavento algarvio. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 15ºC em Coimbra e os 21ºC em Faro, enquanto as máximas oscilarão entre os 24ºC em Aveiro e os 40ºC em Castelo Branco.

Dada a previsão de calor intenso, a Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um conjunto de recomendações para proteger a população, como evitar a exposição prolongada ao sol, manter uma hidratação adequada, e ter especial cuidado com os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crónicas.

Outras recomendações incluem beber água regularmente, evitar bebidas alcoólicas, procurar ambientes frescos ou climatizados, e usar roupas leves e de cor clara. Deve-se ainda evitar esforços físicos intensos ao ar livre e tomar precauções ao viajar de carro, como escolher horas de menor calor e nunca permanecer em veículos estacionados ao sol.

A DGS sublinha a importância de cuidados especiais com crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores ao ar livre, praticantes de atividade física e indivíduos isolados durante este período de calor intenso.

Foto: DR