Associação Monte Pedral, parceira da Rádio Metropolitana Porto, integra estreia de espetáculo de dança no Coliseu do Porto no Dia Mundial da Dança
19/04/2026 0 Por Angelo Manuel MonteiroO Coliseu do Porto recebe no próximo dia 29 de abril a estreia do espetáculo de dança contemporânea “Memórias de um corpo”, inserido num programa intergeracional que cruza criação artística e memória coletiva, assinalando o Dia Mundial da Dança.
A produção é assinada pelo Balleteatro, em cooperação com a Associação do Monte Pedral — parceira da Rádio Metropolitana Porto — e conta com direção e coreografia de Beatriz Meireles.
O projeto propõe uma abordagem intergeracional à dança contemporânea, explorando o corpo como lugar de memória, identidade e transmissão de experiências entre diferentes gerações. A criação artística resulta de um processo colaborativo que envolve intérpretes de várias idades, promovendo o diálogo entre trajetórias pessoais e linguagens coreográficas contemporâneas.
A Associação do Monte Pedral assume um papel central nesta produção, reforçando o seu envolvimento em projetos culturais e comunitários e consolidando a parceria com a Rádio Metropolitana Porto na promoção de iniciativas artísticas na cidade.
O espetáculo integra-se no trabalho continuado do Balleteatro, instituição reconhecida pelo desenvolvimento de projetos de formação e criação nas artes performativas, com especial enfoque na dança contemporânea.
A estreia no Coliseu do Porto no Dia Mundial da Dança sublinha a dimensão simbólica da data, destacando a importância da dança enquanto forma de expressão artística e ferramenta de ligação entre gerações.
Foto: DR



