
Artista brandoense Fernando Augusto Rocha expõe “Origens” no Museu do Papel Terras de Santa Maria
22/10/2024A exposição “Origens”, do renomado artista plástico Fernando Augusto Rocha, natural de Paços de Brandão, será inaugurada no Museu do Papel Terras de Santa Maria no próximo dia 27 de outubro, às 17h00. A mostra estará patente até 29 de dezembro e integra as comemorações do 23.º aniversário do Museu, sendo um dos destaques da Semana Aberta da instituição.
Para Fernando Augusto Rocha, esta exposição representa um retorno simbólico às suas raízes, um “regresso às origens”, tal como sugere o título da exposição. A escolha do Museu do Papel como espaço expositivo é considerada “óbvia” pelo artista, que mantém uma relação próxima e de longa data com esta instituição. Expor durante a celebração do aniversário do museu é, para Rocha, um motivo de especial orgulho.
A exposição “Origens” apresenta uma série de pinturas com uma paleta restrita de tons preto, branco e cinza, inspirada na infância do artista, quando desenvolveu o seu gosto estético através da banda desenhada impressa a preto e branco. Esta forte componente gráfica é visível em muitas das suas obras, que, sem título, convidam à livre interpretação por parte do público. As peças abstratas permitem múltiplos significados, dando espaço para que cada observador construa a sua própria leitura.
“Origens” é uma provocação artística que convida o público a olhar, ver e reparar, numa viagem introspectiva que evoca os sentimentos mais genuínos, levando os visitantes a refletir sobre as suas próprias origens.
Foto: DR