Arrancou o julgamento da Operação Pretoriano: saiba o que está em causa

Arrancou o julgamento da Operação Pretoriano: saiba o que está em causa

17/03/2025 0 Por Rmetropolitana

O julgamento do processo da Operação Pretoriano arrancou esta segunda-feira, no Tribunal São João Novo, no Porto. A juíza responsável rejeitou 54 testemunhas de defesa apresentadas por dois dos arguidos, limitando a audiência a apenas 20 testemunhas.

O ex-líder da claque Super Dragões, Fernando Madureira, e outros 11 arguidos — Sandra Madureira, Vítor Catão, Hugo Polaco, Vítor Aleixo, Vítor Aleixo (filho), Fernando Saul, Carlos Jamaica, Hugo Fanfas, José Pereira, Fábio Sousa e José Dias — vão ser julgados por coação agravada, ofensa à integridade física, arremesso de objetos ou líquidos e atentado à liberdade de informação.

O processo está relacionado com os acontecimentos que ocorreram durante uma Assembleia Geral Extraordinária do FC Porto, realizada a 13 de novembro de 2013, em que alguns associados do clube foram agredidos e ameaçados.

De acordo com a acusação do Ministério Público, os Super Dragões, sob a liderança de «Macaco», criaram um ambiente de violência e coação durante a reunião, que tinha como objetivo votar alterações aos estatutos do FC Porto.

Foto: DR – Super Dragões

Notícia desenvolvida por: Bruna Rebelo