
André Araújo será Candidato da CDU à Câmara de Vila Nova de Gaia
25/01/2025O investigador e artista André Araújo, de 25 anos, será o cabeça de lista da CDU (coligação PCP/PEV) à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia nas eleições autárquicas de 2025. A candidatura foi anunciada esta quarta-feira pela coligação.
Membro da concelhia do PCP em Gaia, Araújo é atualmente eleito na Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso, funções que tem desempenhado ao longo do mandato autárquico 2021-2025. A CDU destaca a sua “intervenção destacada” na Assembleia Municipal, especialmente na denúncia das falhas da rede de transportes Unir, além de outras lutas sociais, como a defesa contra as portagens na A29 e as condições de trabalho em várias instituições da cidade.
A candidatura de Araújo coloca como prioridades questões como transportes e mobilidade, habitação, ambiente e urbanismo. A coligação critica o atual desenvolvimento económico, social e cultural de Gaia, apontando desigualdades e injustiças a serem superadas.
André Araújo, licenciado em Jazz pelo Conservatório Real de Bruxelas e mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro, é também um artista emergente com exposição de trabalho a nível nacional e internacional. Recentemente, foi nomeado artista emergente pela revista Portuguese Emerging Art24 e vencedor do prémio John Goto.
O atual presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, do PS, completará o seu terceiro mandato em 2025, não podendo candidatar-se novamente. O executivo municipal é composto por 11 lugares, sendo nove do PS e dois do PSD. As eleições autárquicas ocorrerão entre setembro e outubro de 2025.
Foto: CDU