Rafael Reis vence prólogo na Maia e é o primeiro camisola amarela da Volta a Portugal 2025 — Etapa de amanhã termina no Sameiro

Rafael Reis vence prólogo na Maia e é o primeiro camisola amarela da Volta a Portugal 2025 — Etapa de amanhã termina no Sameiro

06/08/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Rafael Reis (Glassdrive-Q8) confirmou esta quarta-feira o favoritismo e venceu o prólogo da 86.ª edição da Volta a Portugal, disputado na Maia, tornando-se assim o primeiro camisola amarela da edição de 2025.

O especialista em contrarrelógios cumpriu os 3,4 quilómetros do percurso em menos de quatro minutos, superiorizando-se por três segundos a Iúri Leitão (AP Hotels & Resorts-Tavira-Farense), campeão olímpico de pista em Paris 2024, que ficou em segundo lugar. Artem Nych, colega de equipa de Reis e vencedor da Volta no ano passado, terminou a sete segundos do líder.

Com mais esta vitória, Rafael Reis reforça o seu domínio nos prólogos da “Grandíssima” e dá à Glassdrive-Q8 o melhor arranque possível na principal prova do calendário velocipédico nacional.

A Volta prossegue esta quinta-feira com a primeira etapa em linha, entre Viana do Castelo e o Santuário do Sameiro, em Braga. A chegada em alto promete ser um primeiro teste exigente para os candidatos à geral, num percurso propício aos trepadores. Artem Nych, Alexis Guérin, Jesús David Peña e Jonathan Caicedo partem como favoritos a brilhar numa tirada que deverá provocar as primeiras diferenças significativas na classificação.

A emblemática subida à Senhora da Graça está prevista para domingo, caso as condições provocadas pelos incêndios florestais o permitam. Até lá, o pelotão enfrentará várias etapas seletivas que começarão a desenhar o rumo da camisola amarela.

Foto: Federação Portuguesa Ciclismo